BLOG

Setor Calçadista: O adesivo certo para seu produto

Publicado em

A importância do setor calçadista

O setor calçadista é um importante parceiro da Quimicolla devido a nossa localização em um dos mais importantes polos desse segmento industrial. São João Batista é o maior polo calçadista do estado e o quarto maior do país. Ao longo dos últimos anos, a cidade desenvolveu a sua inclinação para o setor e atualmente vende produtos para todos os estados e, até mesmo, para outros continentes. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cerca de 80% da economia municipal gira em torno de fábricas de calçados e componentes.

Esse setor é importante não só para São João Batista, mas sim para todo país, de acordo com o Relatório Setorial da Indústria de Calçados, da Abicalçados, em 2017, foram produzidos um total de 908,9 milhões de pares. Um número bastante significativo que mostra a força desse setor.

O uso da cola na produção de calçados

Tamanha produção de calçados também depende de diferentes tipos de cola. Aqui oferecemos cinco linhas diferentes de cola e uma de solventes, cada um com indicação diferente e para lhe ajudar a escolher o melhor para seu produto explicaremos cada um a seguir.

Esta linha é formada por adesivos à base de poliuretano (PU), de excelente desempenho. Apresentam alta resistência à hidrólise e ao calor, são reativados entre 65° e 70°C. Temos adesivos de baixa, média e alta viscosidade, são aplicados a pincel, máquina de rolos e pistola, indicados para diversos tipos de colagens como: couro, sintéticos, enfeites, taloneira, virar tiras, montagem, cordas, ráfias etc. Temos também produtos que não precisam de reativação usados para materiais mais sensíveis ao calor como forro em cabedal e verniz. São mais de 30 variações diferentes para o setor de calçado.

Esta linha é formada por adesivos à base d’água, são ecologicamente corretos, atendem as exigências do mercado e respeitam o meio ambiente. Possui alto teor de sólidos, alto rendimento, não é inflamável e é de fácil limpeza e remoção durante o processo de aplicação. Temos adesivos de baixa, média e alta viscosidade, são aplicados com esponja, escova e pistola, indicados na montagem de cabedal e colagem final do cabedal na sola.

Esta linha é formada por adesivos à base de policloropreno (CR) ou borracha termoplástica (TR). Suas principais características estão no alto rendimento, versatilidade de aplicação e dispensam reativação. Temos adesivos de baixa, média e alta viscosidade, são aplicados a pincel, máquina de rolos, spray aerossol, espátula dentada e pistola.

Adesivo de excelente desempenho, são resinas termoplásticas à base de poliamida e poliéster que possuem tempo de endurecimento rápido, boa flexibilidade e boa adesão em substratos porosos, couros sintéticos e couros graxos e espumas. São comercializados na forma de rolos, granulados e blocos.

Formada por diversos solventes limpadores, diluentes, primers, reticulantes e halogenantes, todos garantem um processo de ancoragem ainda melhor quando aplicado juntamente com os adesivos Quimicolla.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade