BLOG

Setor automotivo: o uso dos adesivos na produção de automóveis

O setor automotivo no Brasil

Com uma  extensa e complexa cadeia produtiva o setor automotivo está diretamente associado ao desenvolvimento econômico nacional. Um dos mais importantes da economia brasileira respondendo por cerca de 10% das riquezas geradas pela indústria no país.

O ano de 2018 já iniciou com crescimento acelerado, os números referentes ao mês de janeiro, divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e Automotores (Anfavea), confirmaram a tendência de crescimento esperada pela entidade. Os licenciamentos de autoveículos, que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, atingiram 181,3 mil unidades, alta de 23,1% na comparação com o mesmo mês de 2017 (147 mil veículos), o melhor resultado para janeiro desde 2015.

A produção, na mesma comparação, foi ainda melhor, com alta de 24,6%, ou 216,8 unidades emplacadas. Foram exportados pelas montadoras brasileiras 47 mil autoveículos, ou 23,6% acima do resultado registrado no mesmo mês do ano passado. Trata-se do melhor mês de janeiro da indústria automobilística. Em valores e somando as exportações de máquinas agrícolas, o resultado foi de US$ 1.030 bilhão, recorde do setor.

Esses dados mostram como o setor automotivo é importante para a economia do país, sendo um segmento crucial para o desenvolvimento. É por isso, que aqui na Quimicolla, contamos com diferentes tipos de adesivos, que auxiliam na produção dos automóveis. Separamos cada um deles a seguir, para que você possa entender a aplicação de cada adesivo.

 

Adesivos indicados para o setor automotivo  

Quimifix: formada por adesivos à base de poliuretano (PU), de excelente desempenho. Apresentam alta resistência à hidrólise e ao calor, são reativados entre 65° e 70°C. Aplicados a pincel, máquina de rolos e pistola. Alguns modelos não precisam de reativação usados para materiais mais sensíveis ao calor.

Quimifort: adesivos à base de policloropreno (CR) ou borracha termoplástica (TR). Suas principais características estão no alto rendimento, versatilidade de aplicação e dispensam reativação. Aplicados a pincel, máquina de rolos, spray aerossol, espátula dentada e pistola.

Quimisolv: formada por diversos solventes limpadores, diluentes, primers, reticulantes e halogenantes, todos garantem um processo de ancoragem ainda melhor quando aplicado juntamente com os adesivos Quimicolla.

 

Todos os produtos Quimicolla tem qualidade garantida, a empresa é certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, demonstrando o comprometimento. O processo de produção é desenvolvido por uma equipe técnica capacitada, que conta com modernos laboratórios, para suprir todas as necessidades. Além disso, atua de forma ambientalmente responsável, prezando pela saúde e a segurança dos colaboradores e clientes.

Publicações relacionadas