BLOG

A importância da segurança na indústria química

Garantir um ambiente de trabalho livre de perigo é a empresa, trabalhadores e clientes. Confira como a Quimicolla garante a segurança na indústria química e entrega excelência!
Publicado em

Garantir um ambiente de trabalho livre de perigo é fundamental não só para a empresa, mas como também para seus trabalhadores.

Quando todos os colaboradores estão protegidos de eventuais acidentes, podem exercer suas funções com tranquilidade. Com isso, a produtividade aumenta e todos saem beneficiados.

Na indústria química, como é o caso da fabricação da colas adesivas, a segurança garante o bem-estar de nossos funcionários e clientes. Confira como a Quimicolla alcançou a excelência neste quesito:

A importância da segurança na indústria química


Este tipo de indústria manipula agentes químicos, criando substâncias que serão utilizados conforme a sua especificidade. No caso da Quimicolla, por exemplo, são criados adesivos industriais que atendem os segmentos automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e da construção civil.

Mas, para além disso, existem outras indústrias, como aquelas que trabalham com agroquímicos ou a indústria farmacêutica, que tem toda sua base elaborada nesse sentido.

Esse amplo setor é responsável pela criação de novos elementos, que serão utilizados para a fabricação de novos itens e para o desenvolvimento dos países.

Portanto, é fundamental que as empresas deste ramo tenham consciência do tipo de material que trabalham e que, caso não tenham fiscalização correta, podem causar acidentes graves. A prevenção é um dos principais caminhos para evitar falhas, irregularidades e ocorrências.

Os elementos do trabalho são o que mais impactam na segurança da indústria química, já que apresentam alta volatilidade, chance de explosão e contaminação.

A exposição direta e indireta com agentes químicos pode causar diversos problemas, como perda de sentidos, queimaduras, lesões graves e até mesmo a morte. Em caso indireto, como em vazamentos ou derrames, os agentes podem causar poluição ou contaminação de áreas.

A prevenção como forma de segurança na indústria química


Segurança na indústria química

É importante ressaltar novamente que a prevenção é uma das melhores formas de garantir a segurança na indústria química. Algumas ações fundamentais para este setor são:

Antecipar as ameaças e perigos

A empresa precisa fazer uma profunda avaliação de riscos, considerando todos os problemas e acidentes que cada substância podem causar. Também é necessário verificar quais agentes estão presentes nos produtos e como eles podem afetar o meio ambiente e os colaboradores.

Organização e manipulação de produtos

Nesse sentido, os produtos precisam ser trabalhados com cuidado desde início do processo, com a manipulação correta, minimizando os riscos da operação. É necessário organizar corretamente a área onde serão armazenados e como vão ser manuseados.

Além disso, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigatório nas instalações e devem ser utilizados corretamente para garantir a segurança na indústria química.

Conhecer e basear-se na Norma Regulamentadora nº9

A Norma Regulamentadora n.º 9 fala sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), e é uma forma de basear a avaliação de riscos para prevenção.

Este programa é obrigatório para todas as empresas, pois tem como objetivo preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, de forma antecipada e reconhecendo a avaliação e controle dos riscos ambientais do trabalho.

O PPRA apresenta algumas etapas para atingir os objetivos de segurança, dentre os quais podemos destacar:

  • Estabelecimento de metas para a avaliação e controle dos riscos;
  • Avaliação da exposição dos trabalhadores aos riscos;
  • Implantação de formas de controle e a consequente avaliação da eficácia;
  • Monitoramento da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais;
  • Divulgação dos dados coletados.

A empresa atua de forma ambientalmente responsável e preza pela saúde e a segurança dos colaboradores e clientes.

Na Quimicolla, atuamos com excelência em qualidade no segmento de adesivos. Através de nossos esforços em controle de qualidade e segurança, obtivemos a certificação do Sistema de Qualidade ISO 9001:2015.

Pensando em nossa responsabilidade, atuamos de forma ambientalmente responsável e prezamos pela saúde e a segurança dos colaboradores e clientes.

Além disso, oferecemos uma ampla linha de produtos, confira:

Sobre a Quimicolla


A Quimicolla Adesivos produz a comercializa um variado catálogo de colas adesivas industriais. Atende os segmentos automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e da construção civil.

Fundada em 2005, possui uma equipe técnica capacitada, além de modernos laboratórios, para suprir todas as necessidades dos clientes. Também propicia apoio técnico e desenvolvimento de novos adesivos e solventes industriais.

Fale conosco e encontre as melhores opções para o seu segmento!

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade