BLOG

Planejamento inteligente para a produção de móveis

A utilização de indicadores do setor moveleiro é essencial para planejar a produção de móveis e obter resultados no cenário atual.
Publicado em

A utilização de indicadores do setor moveleiro é necessário para planejar o sucesso da sua produção de móveis — e o aumento das vendas 

Em meio à crise econômica, o setor moveleiro foi um dos que foram à contramão, fechando o ano de 2020 com dados satisfatórios.

Mesmo tendo uma queda de 3,9% em relação ao ano anterior, o resultado é avaliado como positivo. Afinal, representa uma retomada quando considerado que, apenas em abril, a queda foi de 63,8%.

Contudo, o cenário para 2021 é mais otimista, principalmente se o foco do empresário for o mercado de exportações. Somente em 2020, o Brasil ultrapassou a marca de US$ 270 milhões em exportações de móveis. E os números só crescem — principalmente das vendas realizadas aos Estados Unidos.

Para conferir mais detalhes sobre o mercado de exportação e importação de móveis em 2020, clique aqui:

Considerando esse novo mercado em potencial, e o atual momento econômico e social no mundo, vem a pergunta:

Como a sua fábrica de móveis está se planejando para aumentar as vendas em 2021?

Para acompanhar as necessidades do mercado — e estar sempre competitivo em relação aos concorrentes, é primordial que haja planejamento

No entanto, é comum se planejem apenas aspectos como a situação financeira e o perfil produtivo. Na realidade, um planejamento adequado deve considerar outros fatores de igual importância. Confira como montar o planejamento ideal para a sua produção de móveis:

Como realizar um planejamento para produção de móveis em 2021?

Todo planejamento começa com a análise do cenário atual. Observam-se as tendências, o histórico recente e as projeções futuras para o setor. 

A essa etapa do planejamento, damos o nome de diagnóstico.

Veja que informações são importantes para serem analisadas no diagnóstico:

Tendo conhecimento sobre essas informações, inicia-se efetivamente a fase de planejar. Esta nada mais é do que traçar metas e definir estratégias. 

Um bom meio para realizar o planejamento estratégico da sua indústria moveleira é a metodologia Balanced Scorecard (BSC).


Planejando com os quatro pilares do BSC 


O BSC é um modelo de planejamento muito usado no mercado em diversos segmentos. Ele contempla quatro perspectivas relacionadas às frentes de trabalho, que uma empresa deve seguir para atingir suas metas.

São elas: Financeira, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento e Clientes.

Pensando na produção de móveis, elencamos alguns pontos específicos que devem ser considerados em 2021:

Pexels rodnae productions 5915230 1 1

Financeira:

Definição de ações para controle orçamentário e projeção de investimentos. Algumas dicas para esse eixo do planejamento:

Checklist

Planeje o orçamento com base nas projeções do Banco Central em relação ao dólar, taxa Selic e outros indicadores financeiros;

Check 2 1


Estime diferentes cenários, sendo um otimista, outro realista e um mais pessimista. Preveja como se preparar para cada um deles;

Checklist

No cenário mais otimista, é importante considerar um aumento na demanda. Como sua empresa irá atuar para atendê-la?

Check 2 1

Defina ações de redução de custos e consumo consciente.

Pexels fauxels 3183183

Processos internos:

Alinhamento dos processos de trabalho, da cultura empresarial e do controle de qualidade. Algumas dicas para esse eixo do planejamento na produção de móveis:

Checklist

Defina ou consolide a Missão, Visão e Valores da sua empresa alinhados ao novo mercado de móveis;

Check 2 1


Implante programas de gerenciamento de processos, como o Planejamento e Controle de Produção (PCP) e suas variantes, como:

Checklist

Implante um programa de gestão da qualidade e otimização de recursos, como o 5S e o Lean Six Sigma;

Check 2 1

Contrate e utilize um software de CRM e ERP;

Checklist

Avalie a qualidade e alinhamento estratégico de fornecedores. Em nosso blog, você confere uma checklist específica para avaliar a qualidade dos fornecedores para a produção de móveis:

Pexels fauxels 3184465

Clientes:

Análise do mercado e quais são as oportunidades de negócios, para oferecer os produtos corretos a sua audiência. Algumas dicas para esse eixo do planejamento:

Checklist

Defina um público-alvo para o seu negócio; 

Check 2 1

Inove e oriente sua produção de móveis para um design moderno, funcional, ergonômico e acessível;

Checklist

Observe tendências que surgiram nesse período de pandemia e que estão mudando os hábitos de consumo do cliente. Por exemplo: móveis para home office;

Check 2 1

Estabeleça canais de comunicação e relacionamento direto com clientes nacionais e internacionais;

Checklist

Adote estratégias de fidelização dos clientes;

Check 2 1

Monitore a satisfação dos clientes.

Pexels anna shvets 3727511 1

Aprendizado e crescimento:

Promover a melhoria por meio da capacitação, valorização e engajamento dos profissionais. Analisar a avaliação de resultados. Algumas indicadores de sucesso neste ramo:

Checklist

Institua um programa de treinamento aos colaboradores;

Check 2 1

Defina e acompanhe indicadores de desempenho e satisfação do cliente interno;

Checklist

Implante programas de ideias vindas dos colaboradores;

Check 2 1

Estabeleça uma política de Gestão de Pessoas.

Resultados do planejamento na produção de móveis

Com um planejamento contínuo, é possível melhorar os resultados e alcançar novos clientes. Contudo, é necessário acompanhar as tecnologias, inovações e novidades do ramo moveleiro.

É por isso que a Quimicolla, indústria de colas adesivas com linhas para a indústria de móveis, sempre atualiza o blog com notícias e dicas sobre o setor. 

Se você gostou deste artigo, sugerimos a leitura de outros conteúdos elaborados para a indústria moveleira. Confira nos links abaixo:

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade