BLOG

GUIA DA COLA PARA COLCHÃO: como escolher a melhor para a sua fábrica

A escolha da cola adequada para cada etapa da fabricação do colchão é fundamental para que o produto tenha a qualidade, conforto e resistência desejados.

Qualidade do produto é uma unanimidade quando se trata da escolha de um colchão, afinal, uma noite de sono bem dormida é essencial para que se tenha uma boa qualidade de vida. Contudo, avaliar de forma efetiva a qualidade de um colchão pode ser algo subjetivo. Nesse sentido, é possível classificar três aspetos primordiais na hora de escolher o melhor colchão: conforto, resistência e acabamento. E para ofertar isso aos clientes, é necessário dedicar atenção a todas as etapas da fabricação da peça, entre elas a etapa de colagem.

O processo de colagem, quando realizado de maneira adequada pela fabricante do colchão, contribui muito para oferecer a resistência necessária para cada modelo e ainda ajuda a garantir um acabamento bem feito e que agrega valor estético à peça. Para assegurar que o produto vendido oferecerá esse alto nível de qualidade, separamos alguns passos importantes para que a colagem seja realizada com efetividade.

PASSO 01: ANÁLISE DO PROCESSO

Na fabricação dos colchões, são várias as etapas em que é necessário o uso de colas adesivas e em cada uma delas o produto é utilizado para fixar diferentes materiais, como tecidos, madeira, espuma etc. Por isso, o primeiro passo é identificar todas essas etapas em que é utilizada cola e quais substratos são fixados com o produto.

Ainda nesta etapa, é indispensável que seja analisada a finalidade da colagem (estética, resistência, acabamento), pois existem diferentes tipos de cola e cada uma delas é indicada para determinado uso.

PASSO 02: ESCOLHA DA COLA

O mercado oferece uma variedade imensa de colas indicadas para a fabricação de móveis. O que muita gente não sabe é que essas colas não são para todas as etapas da fabricação. Na verdade, até podem ser utilizadas, mas o resultado esperado com o produto muitas vezes não será alcançado. Por exemplo, uma cola utilizada na estrutura do colchão precisa ser altamente resistente, devido ao peso e atrito exercidos sobre o colchão, além das necessidades de movimentação da peça no transporte entre fábrica – depósito – loja – cliente e também no dia a dia. Se for aplicada uma cola indicada para móveis, mas que não ofereça esse nível de resistência, pode comprometer a qualidade do colchão.

Por outro lado, uma cola usada no acabamento externo não precisa oferecer a mesma resistência, mas por sua vez precisa ser de secagem rápida para que não prejudique o processo de produção. Observe que, nesse caso, não basta comprar a melhor cola, mas sim analisar e comprar a mais indicada para cada necessidade.

PASSO 03: COMPRA DA COLA

A compra da cola está diretamente ligada à etapa da escolha, pois muitas vezes é difícil para a empresa comprar a cola sem orientação técnica da fabricante do produto. Por isso, a dica é para que na hora da compra da cola seja solicitada a visita de um técnico especialista, para que ele possa avaliar cada necessidade, conversar com a equipe de projetos e, com isso, não apenas indicar o melhor produto, mas, acima de tudo, oferecer uma consultoria técnica em relação à utilização, secagem, armazenamento entre outros detalhes importantes para que a colagem obtenha o máximo de aproveitamento.

Outra dica importante é que na Quimicolla, além de oferecer esse atendimento técnico especializado, o cliente também pode aproveitar a estrutura do laboratório próprio da empresa para testar gratuitamente os diferentes tipos de colas e realizar a compra do produto quando estiver 100% certo de que aquela cola é a ideal para sua necessidade. Assim, a fabricante do colchão economiza tempo e dinheiro, evitando desperdícios de produtos que não atendam as suas necessidades.

PASSO 04: APLICAÇÃO

Outro ponto muito importante para a etapa da colagem é o método de aplicação do produto. Existem colas que precisam ser aplicadas com a pistola para que o produto seja espalhado sobre a superfície de maneira uniforme, em outros casos a cola já vem com dosador para aplicação em pontos específicos. Esse é mais um caso em que o técnico especializado pode orientar o comprador.

Como foi possível observar, a colagem é uma etapa muito importante da fabricação dos colchões e merece um cuidado especial, porque uma escolha errada pode comprometer a qualidade do produto. E é pensando nisso que a Quimicolla oferece toda essa estrutura de atendimento especializado aos seus clientes e conta com uma linha variada de colas que atendem as mais diversas necessidades do mercado. Gostou? Quer conhecer nossos produtos e solicitar o contato de um de nossos técnicos? Então confira em nosso site.

Publicações relacionadas