BLOG

Como encontrar bons fornecedores para fazer móveis planejados?

As fábricas que pretendem fazer móveis planejados devem escolher bons fornecedores para garantir qualidade e garantia ao cliente.
Publicado em

Confira dicas e um checklist para avaliar a qualidade dos fornecedores e seus insumos e promover excelência na hora de fazer móveis planejados!

No atual cenário de crise mundial, o setor moveleiro brasileiro se destaca pelo crescimento. Afinal, as projeções para o ano de 2021 são positivas.

Diante de um mercado em expansão, o nicho de móveis planejados é um dos que mais está em evidência. O segmento foi alavancado pelo modelo de trabalho home office. Nele, é considerada a necessidade de adaptação do espaço doméstico para o trabalho.

Em linhas gerais, os móveis planejados são desenvolvidos considerando três aspectos:

No entanto, quando o serviço não é bem executado, o que deveria ser uma solução pode acabar virando um problema.

Portanto, é imprescindível garantir a credibilidade e satisfação dos clientes. Para isso, aposte na escolha de bons fornecedores, associada às boas práticas de fabricação de móveis.


Confira mais informações sobre boas práticas de fabricação de móveis e planejamento para o setor moveleiro no artigo “O futuro já chegou: a indústria de móveis 4.0.


A escolha dos fornecedores para fazer móveis planejados

Na maioria dos casos, os fornecedores que atendem a indústria de móveis padronizados poderão ser os mesmo que atenderão o fabricante de móveis planejados.


Contudo, deve-se observar que o cliente de móveis planejados é mais exigente e estará atento aos mínimos detalhes estéticos e funcionais do produto. Sendo assim, o que irá diferenciar a compra serão os itens para acabamento.

Para verificar informações específicas de cada produto utilizado na hora de fazer móveis planejados, vejamos alguns aspectos a serem observados em cada fornecedor:

Shutterstock 1565590582 1

Madeira


O tipo de madeira mais utilizado na fabricação de móveis planejados é o MDF, composto por fibras de madeira com resinas sintéticas. Ele é superior em qualidade que o MDP, composto por partículas de madeira.

É importante checar com o fornecedor se o material é realmente MDF, já que ambos possuem a mesma densidade e são parecidos. O fornecedor pode apresentar certificado de origem da madeira e com isso você poderá avaliar a procedência e qualidade do material.

Close up oven with golden details 1 scaled

Acessórios


Os acessórios utilizados na fabricação dos planejados vão depender da estética escolhida pelos clientes e a funcionalidade.

É importante checar a composição do material, resistência e aparência antes de encomendá-los.

Variety handy tools on dark background labor day background concept 1 1

Ferragens


Assim como os acessórios, é fundamental avaliar a resistência das ferragens. Dobradiças, trilhos e pistões precisam ser testados antes da compra.

Também é importante checar se o material é resistente à oxidação. Quando o metal está imune a este tipo de degradação, sua usabilidade e vida útil aumentam, já que evita-se corrosão e ferrugem.

228lg 1

Colas Adesivas


Para a montagem e acabamento dos móveis, um item essencial é a cola adesiva. No entanto, há diferentes tipos de colas no mercado e muitas delas não são indicadas para uso em madeiras.

Avalie a resistência oferecida pela cola, o modo de aplicação e outros aspectos que garantirão o sucesso da colagem.

Qualquer problema causado pelo processo de colagem poderá resultar na descolagem de partes do móvel. Isso comprometerá a usabilidade da peça e a satisfação do cliente.

Para agregar valor ao produto, dê preferência por colas que garantam mais resistência e segurança. É o caso das colas adesivas não inflamáveis.

CHECKLIST:

7 características em um bom fornecedor

7 aspectos para você analisar antes de escolher um fornecedor para fazer móveis planejados


Conheça a Quimicolla Adesivos

A Quimicolla atua no mercado de colas industriais desde 2005 e é reconhecida com o selo ISO 9001 por sua excelência em controle dos processos industriais. Possui diferentes linhas de colas adesivas, fabricadas considerando as necessidades de colagem nos diversos setores da indústria.

Prezando pela transparência e satisfação, possui um laboratório próprio, onde os clientes podem realizar testes de colagem antes de realizar a compra. Com isso, o consumidor tem a certeza de que está comprando o melhor tipo de cola adesiva.

Você é nosso convidado para conhecer a estrutura da Quimicolla e fazer uma visita ao nosso laboratório de testes!

Entre em contato com um de nossos técnicos especialistas e agende a sua visita clicando aqui ou no botão abaixo.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade