BLOG

Existe cola adesiva para uso no setor náutico?

No setor náutico, na fabricação de embarcações, a cola adesiva é utilizada para instalação do piso emborrachado antideslizante na etapa de acabamento.
Publicado em

Saiba para que são utilizadas e os cuidados necessários na hora da escolha da cola ideal

Quando vemos um iate, lancha ou navio, dificilmente imaginamos que em algumas etapas da fabricação da embarcação é utilizada cola adesiva para fixação de diferentes tipos de revestimentos. Mas será que é recomendável aplicar cola em uma estrutura que fica na água e está exposta a temperaturas diversas? Que tipo de cola pode ser utilizada? Como deve ser aplicada? Confira algumas curiosidades e dicas sobre o uso da cola adesiva no setor náutico.

Agora que já você já sabe que a cola é utilizada na fabricação das embarcações, é importante conhecer também onde o produto é aplicado e para qual finalidade. De modo geral, a cola é utilizada na fixação dos pisos emborrachados antideslizantes ou de outros tipos de revestimentos estofados que ficam na proa da embarcação. Por ser uma área externa e que está exposta ao sol, chuva e também à maresia, a cola utilizada precisa ser de alta resistência para garantir maior durabilidade e qualidade da colagem.

De modo geral, a cola é o produto mais indicado para esses casos, pois além de ter eficiência e resistência para manter as superfícies grudadas em situações adversas, ainda garante um acabamento com qualidade estética, que é um critério muito valorizado por quem compra as embarcações. Contudo, alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de escolher a cola para cada projeto.

COLAS INDICADAS PARA USO NO SETOR NÁUTICO

No mercado, são comercializadas centenas de colas adesivas, o que pode gerar certa confusão na hora de escolher o produto ideal para colagem no setor náutico. O que muita gente desconhece é que cada cola tem suas recomendações próprias e a escolha do melhor produto será baseada em dois importantes critérios: materiais que são colados e resistência necessária para a colagem. Seguindo esses critérios e as demais necessidades inerentes ao setor, as duas linhas de colas produzidas pela Quimicola e que foram projetadas pensando no setor náutico são a Quimifix e a Quimifort.

QUIMIFIX

A linha QUIMIFIXé composta poradesivos à base de poliuretano (PU) de alto desempenho e apresentam alta resistência à água e ao calor. Nesta linha, há pelo menos 10 produtos indicados ao setor náutico, que podem variar de acordo com o material utilizado na colagem (exemplo plástico, borracha, sintético etc.).

A recomendação é que esse adesivo seja aplicado com pincel ou rolo para que a cola seja espalhada de maneira uniforme por toda a superfície. Vale a recomendação de seguir as orientações do rótulo da embalagem em relação ao método de aplicação, tempo de secagem e necessidade ou não de reativação do produto.

QUIMIFORT

A linha Quimifort é composta por colas adesivas feitas à base de policloropreno (CR) ou borracha termoplástica (TR) e por isso é caracterizada pela alta resistência da colagem e também por dispensar a reativação do produto. Como também é um produto resistente à umidade e ao calor, pode ser utilizado com eficácia no setor náutico.

Por ser uma linha com vários produtos indicados ao setor náutico, possui adesivos muito específicos para diferentes necessidades e resultados desejados. Importante destacar que nesta linha os tempos de secagem, método de aplicação e composição química podem variar de acordo com o produto, sendo necessária a reativação em alguns casos.

CONSULTE UM TÉCNICO ESPECIALISTA ANTES DE ESCOLHER A COLA

Como você pôde observar, são muitas particularidades que devem ser levadas em consideração na hora da escolha da cola ideal para a fabricação da sua embarcação. Por isso, a Quimicolla conta com uma equipe técnica especializada para atendimento aos clientes. Esses profissionais fazem uma análise detalhada das necessidades de cada fabricante e indicam os melhores produtos da linha de colas adesivas, solventes e auxiliares da marca. Além disso, também é possível fazer testes com amostras grátis no laboratório da própria Quimicolla. Ficou interessado? Então, confira no site mais detalhes sobre a linha de produtos e entre em contato pedindo a visita de um dos especialistas.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade