BLOG

Como evitar descolagem na estufa para calçados?

Descubra o que causa a descolagem na estufa para calçados e confira 5 dicas para evitar que isso aconteça na sua linha de produção.
Publicado em

Descubra o que causa a descolagem na estufa para calçados e confira 5 dicas para evitar que isso aconteça na sua linha de produção.

A estufa faz parte de um dos processos mais importantes para a produção de calçados. Estamos falando da reativação do adesivo. Para que isso seja possível, é necessário expor o material a condições um tanto quanto adversas, especialmente no que diz respeito à temperatura.

E é justamente por essa razão que ocorre um dos problemas mais comuns das indústrias calçadistas: a descolagem. Mas, como evitar que isso ocorra dentro da estufa para calçados? Nós vamos te explicar a seguir.

Por que a descolagem acontece?


De maneira geral, podemos dizer que a colagem perfeita de um calçado depende de três requisitos:

Quando esses três processos são feitos corretamente, o calçado não sofrerá com a descolagem. Porém, basta cometer um pequeno erro em um desses requisitos para que comecem a surgir problemas.

Mas, especificamente durante a utilização da estufa para calçados, a principal questão é o alto calor. Afinal, não podemos esquecer que estamos falando sobre reações químicas e que, dependendo do efeito térmico, o resultado pode não ser o esperado.

Como evitar a descolagem?


Siga todas as instruções de uso

Como dissemos anteriormente, um dos requisitos para garantir a colagem perfeita é a utilização correta do adesivo. Sendo assim, é fundamental que sua equipe domine todas as técnicas que devem ser realizadas durante o uso das colas, especialmente no que diz respeito à colagem em si e ao timing de cada operação.

A aplicação, por exemplo, é um dos processos mais importantes para evitar a descolagem. Há adesivos que devem ser aplicados com pincel, outros precisam de rolo ou espátula. Seja qual for o tipo, é fundamental estar atento à forma de aplicação para que a colagem ocorra de forma perfeita.

[tb-dynamic-container provider=” source=” field=” removeDeadLinkTarget=”true”]
Instruções para evitar descolagem na estufa para calçados
Como evitar descolagem na estufa para calçados? 4
[/tb-dynamic-container]

Verifique a temperatura

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre a temperatura durante a reativação do adesivo. Afinal, esse é um dos aspectos mais importantes. De maneira geral, você deve estar atento às indicações da cola e também a todo o processo produtivo do calçado.

[tb-dynamic-container provider=” source=” field=” removeDeadLinkTarget=”true”]
Estufa para calçados
Como evitar descolagem na estufa para calçados? 5
[/tb-dynamic-container]

Quer um exemplo disso? A temperatura mínima para garantir a colagem perfeita entre a sola e o cabedal gira em torno de 60ºC. Porém, a sola deverá ser apontada logo após ser retirado da estufa para não perder temperatura.

Utilize a quantidade correta

Outra questão que faz toda a diferença para evitar a descolagem na estufa para calçados é utilizar a proporção correta do adesivo. Nesse momento, vale ressaltar que o adesivo deve cobrir toda a superfície que será colada, mas sem excessos.

[tb-dynamic-container provider=” source=” field=” removeDeadLinkTarget=”true”]
Evitar descolagem na estufa para calçados
Como evitar descolagem na estufa para calçados? 6
[/tb-dynamic-container]

Quando em excesso, a cola acaba criando uma crosta, que leva ao acúmulo de solventes ainda líquidos. E, caso o calçado passe pela prensagem nessas condições, os líquidos acabam corroendo a cola seca, já que possuem ação corrosiva. Consequentemente, ocorre a descolagem.

Selecione bem o fornecedor do adesivo

Escolher bem o fornecedor dos adesivos da sua indústria é uma das coisas mais importantes a se fazer quando o assunto é evitar descolagens. Afinal, é preciso contar com uma empresa que tenha todo o know how necessário e esteja sempre pronta para te auxiliar.

Antes de fechar negócio, busque por certificações de qualidade, como o ISO 9001.

É isso que a Quimicolla busca oferecer a seus clientes. Além de produtos de alta qualidade, também temos uma equipe técnica extremamente qualificada para tirar qualquer dúvida que possa surgir durante o uso do adesivo.

Mas isso não é tudo! Nossos clientes ainda podem solicitar uma amostra do adesivo desejado ou até mesmo utilizar nossos laboratórios para a realização de testes, que resultarão em relatórios técnicos. Tudo isso para que você tenha certeza de que está comprando o adesivo ideal para a sua linha de produção.

Se atente à escolha do produto

Uma das principais dicas para evitar a descolagem na estufa para calçados é escolher adesivos que sejam resistentes ao calor e que se comportem bem quando expostos a condições extremas.

A Quimicolla conta com uma linha de adesivos indicados justamente para essas condições. Eles são as colas da Quimifort. A seguir, separamos alguns exemplos de suas indicações:

Fabricadas à base de policloropreno, esses adesivos são resistentes ao calor, já que são reativados entre 40º e 60º.

Quer saber mais sobre a Quimifort? Clique aqui e confira.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade