As normas ISO são ferramentas fundamentais para as organizações que querem conseguir destaque no mercado, já que ao se adequar a alguma norma, criam um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. Além disso, a certificação configura uma forma de organização empresarial, ajudando as companhias a entender o que se passa internamente e, de certa forma, orienta no tratamento dos processos e ações que devem ser executados. Mas, antes de falarmos de outros benefícios dessa ferramenta, vamos entender melhor o que é o ISO.
O que é ISO?
A ISO (Organização Internacional para Padronização) é uma organização não governamental formada por diversas entidades em vários países do mundo que realizam o trabalho de definir, divulgar e aprovar normas técnicas. A representante brasileira na ISO é a ABNT.
Normas e Classificação da ISO
A Organização trabalha com três tipos de classificação: normas técnicas, classificações e normas de procedimento. As normas técnicas são a área principal de atuação da ABNT, as classificações da ISO podem ser vistas nos códigos dos países e as normas de procedimento têm como exemplo mais famoso a tão falada ISO 9000, que é uma norma de gestão de qualidade. A ISO trabalha com diversas normas, algumas realmente específicas, como aquelas relativas ao formato e tamanho de papéis e envelopes. Os códigos das moedas em todo o mundo também são padronizadas pela ISO. As normas mais conhecidas são:
ABNT NBR ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade (Fundamentos e Vocabulário) – documento que contém todos os termos utilizados no sistema;
ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (Requisitos) – explica os requisitos para obter a certificação;
ABNT NBR ISO 9004 – Gestão para o Sucesso Sustentado de uma Organização (Uma abordagem de Gestão da Qualidade) – é um documento com instruções para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade.
Podemos destacar muitos benefícios obtidos com o processo de certificação ISO, como a oportunidade para impulsionar a imagem da organização, aumento da satisfação dos clientes; mudança de foco da correção para a prevenção; mobilização em torno de um objetivo comum e a redução de desperdícios e custos.
No panorama atual, é possível observarmos também que organizações dos mais diversos setores têm exigido de seus fornecedores, tanto de produtos quanto de serviços, a conquista de certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais pré-estabelecidos. Outro ponto que mostra como é importante para as empresas obterem essas certificações.
A Quimicolla Adesivos é uma empresa certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, demonstrando o comprometimento com a qualidade de seus produtos. A ISO 9001:2015 é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. As organizações que conseguem a certificação comprovam sua capacidade de fornecer produtos que atendem às necessidades dos clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis.