BLOG

Descubra como as normas ISO podem beneficiar sua empresa

Publicado em

As normas ISO são ferramentas fundamentais para as organizações que querem conseguir destaque no mercado, já que ao se adequar a alguma norma, criam um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. Além disso, a certificação configura uma forma de organização empresarial, ajudando as companhias a entender o que se passa internamente e, de certa forma, orienta no tratamento dos processos e ações que devem ser executados. Mas, antes de falarmos de outros benefícios dessa ferramenta, vamos entender melhor o que é o ISO.

O que é ISO?

A ISO (Organização Internacional para Padronização) é uma organização não governamental formada por diversas entidades em vários países do mundo que realizam o trabalho de definir, divulgar e aprovar normas técnicas. A representante brasileira na ISO é a ABNT.

Normas e Classificação da ISO

A Organização trabalha com três tipos de classificação: normas técnicas, classificações e normas de procedimento. As normas técnicas são a área principal de atuação da ABNT, as classificações da ISO podem ser vistas nos códigos dos países e as normas de procedimento têm como exemplo mais famoso a tão falada ISO 9000, que é uma norma de gestão de qualidade. A ISO trabalha com diversas normas, algumas realmente específicas, como aquelas relativas ao formato e tamanho de papéis e envelopes. Os códigos das moedas em todo o mundo também são padronizadas pela ISO. As normas mais conhecidas são:

  • ABNT NBR ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade (Fundamentos e Vocabulário) – documento que contém todos os termos utilizados no sistema;

  • ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (Requisitos) – explica os requisitos para obter a certificação;

  • ABNT NBR ISO 9004 – Gestão para o Sucesso Sustentado de uma Organização (Uma abordagem de Gestão da Qualidade) – é um documento com instruções para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade.

Podemos destacar muitos benefícios obtidos com o processo de certificação ISO, como a oportunidade para impulsionar a imagem da organização, aumento da satisfação dos clientes; mudança de foco da correção para a prevenção; mobilização em torno de um objetivo comum e a redução de desperdícios e custos.

No panorama atual, é possível observarmos também que organizações dos mais diversos setores têm exigido de seus fornecedores, tanto de produtos quanto de serviços, a conquista de certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais pré-estabelecidos. Outro ponto que mostra como é importante para as empresas obterem essas certificações.

A Quimicolla Adesivos é uma empresa certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, demonstrando o comprometimento com a qualidade de seus produtos. A ISO 9001:2015 é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. As organizações que conseguem a certificação comprovam sua capacidade de fornecer produtos que atendem às necessidades dos clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade