BLOG

Coisas inusitadas que levam cola e você não sabia

A fabricação de diversos produtos e materiais - alguns deles bem inusitados - é realizada com aplicação de cola adesiva na etapa de montagem ou acabamento.
Publicado em

Confira a segunda parte da nossa série que traz curiosidades sobre o uso da cola em diferentes produtos

Recentemente, fizemos uma postagem aqui no blog da Quimicolla falando sobre alguns produtos curiosos que utilizam cola em seu processo de fabricação e que, provavelmente, muita gente não sabia. Como a lista é muito mais ampla do que a citada na publicação, resolvemos abordar novamente o assunto e trazer uma nova lista com outros itens curiosos que também utilizam cola no processo de fabricação.

Contudo, antes de irmos à lista, é importante esclarecer que a cola é um elemento muito utilizado na indústria, em especial nos ramos calçadista, moveleiro, automotivo, náutico e têxtil, e que geralmente é aplicada na etapa de montagem ou acabamento, mas, dependendo do caso, pode ser utilizada em outra etapa da fabricação. Também é importante destacar que há centenas de colas utilizadas na indústria e que há um tipo ideal para cada produto.

Mas como você já deve estar curioso para saber quais produtos são fabricados com a utilização da cola, vamos à lista:

  • Peruca: Sim, para a fabricação de perucas é utilizada a cola no processo de dublagem da estrutura interna da peruca. Para quem não sabe, dublagem é a técnica de unir dois tecidos por meio da colagem, feita geralmente para garantir melhor resistência ao produto.

Além disso, como os fios da peruca são fixados no tecido da parte externa, há a necessidade de colar outro tecido na parte interna a fim de garantir mais conforto para quem estiver utilizando a peça.

  • Raquetes de ping-pong e de frescobol: se você já jogou ping-pong ou frescobol, deve ter observado que alguns modelos de raquete possuem um revestimento emborrachado no cabo ou até mesmo na parte plana da raquete. Para colar esse acabamento de borracha na base de madeira da raquete, é realizado um processo de colagem. Nesse caso, é ideal utilizar uma cola de alta resistência para aumentar a durabilidade e agregar valor ao produto.
  • Brinquedos: diferentes tipos de brinquedo são montados com a utilização da cola, incluindo os de madeira e os de EVA. A cola é utilizada tanto para a montagem quanto para o acabamento das peças e o tipo ideal de cola pode variar conforme o brinquedo e a resistência desejada para cada um deles.
  • Coleira de gatos e cachorros: a cola também é utilizada para o acabamento de diversos modelos de coleiras e guias de animais de estimação. As coleiras geralmente são fabricadas com couro, borracha, tecido – ou até mesmo a combinação de mais de um desses substratos – e a cola é aplicada com a finalidade de garantir uma boa resistência ao material, já que os animais costumam puxá-la e esticá-la usando bastante força. Outra finalidade em que a cola é utilizada é no acabamento, na aplicação de detalhes estéticos e acessórios. 
  • Isolamentos térmicos: diferentes estruturas de transporte de alimentos gelados, como caminhões, contêineres, câmaras frias e até mesmo carrinhos de picolé, são revestidos com um tipo de isopor que ajuda a manter o ambiente gelado e conservar bebidas e alimentos perecíveis por mais tempo. Esse isopor é fixado com cola à estrutura interna de alumínio ou de outro tipo de metal, e para isso necessita de um tipo de cola resistente à baixa temperatura e à umidade.
  • Isolamentos acústicos: os blocos ou rolos de espuma (aqueles que têm o formato parecido com caixas de ovos) são normalmente fixados na parede com cola adesiva para abafar os sons produzidos no ambiente. São normalmente usados em estandes ou cabines de tiro, em estúdios de música, salas de filme e até mesmo para ambientes residenciais.

Esses foram alguns dos diversos produtos inusitados que utilizam cola em seu processo de fabricação. A Quimicolla, especialista em colas adesivas para fins industriais, é fabricante e fornecedora das diferentes colas utilizadas na produção dos itens inusitados listados nesta publicação entre muitos outros. Com mais de cem produtos em seu portfólio e 6 linhas segmentadas, que vão desde solventes e auxiliares, até colas ecológicas e de ultra colagem e resistência, a Quimicolla certamente tem o tipo de cola ideal para a sua necessidade.

Se você fabrica algum desses ou outros tipos de materiais que utilizam cola em seu processo de produção, confira a linha de produtos da Quimicolla e entre em contato com um de nossos técnicos especializados para saber qual é a cola mais indicada para a fabricação do seu produto.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade