BLOG

Materiais e objetos que usam adesivo e você não sabia

Publicado em

Lista vai desde itens de vestuário até acabamento de embarcações

Quando usamos os mais diversos objetos em nosso dia a dia, dificilmente paramos para pensar sobre
quais produtos são utilizados em seu processo de fabricação. Indo um pouco além, é ainda mais raro pensarmos em quais substâncias químicas foram utilizadas para fixar toda aquela matéria-prima. Nesse último caso, são utilizadas no acabamento de diversos materiais as colas de contato, que nada
mais são do que adesivos feitos à base de borracha e que permanecem flexíveis após a secagem, além de ter boa aderência em papéis, couros, tecidos, borrachas, metais, vidros e até mesmo em alguns plásticos.

Agora, você provavelmente deve estar imaginando em que materiais esse tipo de adesivo é utilizado. A Quimicolla separou uma lista dos itens mais inusitados que você provavelmente nunca deve ter imaginado que utilizam esse material e ainda explicou como é realizado o processo de aplicação do produto. Confira:

Macacão de neopreme

O adesivo é utilizado na fabricação dos macacões de neopreme, aqueles usados por surfistas e mergulhadores, mais especificamente na etapa de dublagem do tecido com a borracha, conhecida como neopreme. Além disso, o adesivo também garante maior durabilidade, por ser resistente aos longos períodos de exposição à água.

Colchões

Sim, o colchão onde você dorme tem o acabamento feito com adesivo. Por ter boa adesão no tecido, o produto garante maior fixação entre as partes, o que faz com que a peça tenha maior durabilidade.

Sofás e cadeiras

Da mesma forma como acontece com os colchões, os acabamentos de cadeiras e sofás também são feitos com adesivo. Além de oferecer uma melhor estética ao móvel, também garante maior resistência
por conta do peso e do atrito causados quando sentamos e nos movimentamos.

Mousepad

Os mousepads, geralmente feitos com uma base emborrachada e revestidos com plástico ou tecido, também usam adesivo para junção dos dois materiais. Esse tipo de produto também garante melhor
fixação em uma peça que precisa ser flexível e não descolar com o atrito causado pelos movimentos do mouse.

Vedação acústica

As espumas e tecidos de vedações acústicas utilizadas em portas, tetos e paredes de casas e prédios geralmente são fixadas com adesivo.

Porta e teto do carro

As forrações internas das portas e tetos dos veículos, que geralmente são feitas de tecido, couro ou courino (dependendo do modelo e padrão de acabamento ofertado pela marca do veículo), também são fixadas com adesivo. O uso do produto, nesses casos, garante a fixação mesmo em situações de altas temperaturas as quais o veículo fica exposto.

Deck dos barcos

Até em barcos e lanchas o adesivo é utilizado. Para essas embarcações, o principal uso é no acabamento do deck e no piso emborrachado da área externa. O adesivo permite melhor aderência e
durabilidade, já que o barco fica exposto ao calor e à umidade.

Como é aplicado o adesivo nesses materiais?

Para que alcance o objetivo esperado de colar as partes do material permitindo a sua flexibilidade e resistência, a aplicação do adesivo deve ser realizada em ambas as peças. No entanto, para unir as duas partes, deve-se aguardar o período de secagem do adesivo, que pode levar de 5 a 20 minutos,
dependendo do material que está sendo colado, e depois aguardar o período de mais 5 horas até a cristalização total do produto.

Outro detalhe importante sobre sua a aplicação é que seja realizada em ambientes abertos e que o profissional esteja usando os devidos EPIs, pois o produto contém substâncias químicas.

Ficou interessado? Para conhecer mais sobre os diferentes tipos de adesivos, entre em contato conosco e conheça toda a linha de produtos da Quimicolla.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade