BLOG

O uso da cola no setor náutico

Publicado em

As colas ou adesivos tem como principal objetivo unir duas superfícies. No entanto, em nível industrial, exige-se delas que formem ligações para que sejam extremamente resistentes e possam suportar cargas elevadas. Assim, essa montagem da qual ela fez parte se torna mais qualificada, seja em metais, plásticos ou madeira, dependendo da necessidade. Cada material e indústria possuem diferentes especificações e desafios que estes produtos precisam enfrentar. Hoje a Quimicolla vai abordar um pouco sobre o uso da cola no setor náutico.

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que a indústria naval é uma grande potência econômica no cenário brasileiro e mundial. Sua importância se dá não só pelo produto desenvolvido e fomento da economia do país, mas como também pela geração de emprego. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) realizada por 10 anos (2004 a 2014) exemplifica isto. Neste período o setor cresceu 19,5% ao ano e, com isso, gerou 80 mil empregos diretos e cerca de 400 mil indiretos, com a construção de aproximadamente 600 embarcações nesse período, gerando cerca de 80 mil empregos diretos e cerca de 400 mil indiretos.

Dito isto, devemos compreender que a cola no setor náutico possui um nível de exigência muito elevado. As intempéries do clima, os locais onde as embarcações serão colocadas e as adversidades possivelmente enfrentadas devem ser levadas em conta. Por isso, o nível de precisão e exigência da confecção dos adesivos são extremamente altos.

Um ponto que se deve levar em conta obviamente é a água. Conhecida também como solvente universal, está presente em todo o mar e fica em contato direto com as embarcações. O seu efeito abrasivo pode ser prejudicial para a cola utilizada, principalmente ao longo do tempo. Assim, esta resistência precisa ser levada em conta na hora de desenvolver ou escolher para comprar o adesivo ideal. Além disso, também deve-se ficar atento com relação a resistência ao fogo, na tentativa de prever possíveis problemas e que eles sejam, assim, fáceis de resolver com o uso de não-inflamáveis.

Os selantes e vedantes industriais são indispensáveis na construção de embarcações e também em outras peças navais. As embarcações, muitas vezes precisam de reforços nas frestas para garantir a vedação. Nesse sentido, os pequenos barcos também recebem o trabalho da calafetação e necessitam também do uso destes produtos. A calafetação consiste em introduzir estopas entre duas tábuas do casco, protegendo contra a entrada de água. A cola industrial tem papel fundamental nesta fixação.

Cola no setor náutico

Fundada em 2005, a Quimicolla Adesivos trabalha há 15 anos com comprometimento na qualidade dos produtos desenvolvidos. Certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, demonstramos o desejo de produzir com excelência, segurança e confiabilidade, cumprindo requisitos aplicáveis e buscando a satisfação dos clientes. Além disso, nossos modernos laboratórios são coordenados por uma equipe técnica capacitada, que supre todas as necessidades dos nossos clientes, através de apoio técnico e desenvolvimento de novos produtos.

Sempre atuando de forma ambientalmente responsável e prezamos pela saúde e a segurança de nossos colaboradores e clientes, desenvolvemos uma linha ampla de produtos que atendem os segmentos: automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e construção civil.

Como recomendação cola no setor náutico, apresentamos três produtos específicos que são recomendados para melhores resultados:

Quimifix: Esta linha formada por adesivos à base de poliuretano (PU). São usados especialmente para alto desempenho de aderência em trabalhos de madeira. Ela apresenta duas vantagens para ser utilizada como cola no setor náutico, que é a alta resistência à água e também ao calor. Podem ser reativadas entre 65º e 70º e trabalham bem com couro, sintéticos, enfeites, taloneira, cordas e ráfias, por exemplo.

Quimifort: Esta linha é formada por adesivos à base de policloropreno (CR) ou borracha termoplástica (TR). A vantagem dessa linha para usar como cola no setor náutico se dá por não possuir solventes inflamáveis. Nesse sentido, não existem riscos de explosão dos gases voláteis e inflamáveis. Temos adesivos de baixa, média e alta viscosidade, que podem ser aplicados a pincel, máquina de rolos, spray aerossol, espátula dentada e pistola.

Quimisolv: formada por diversos solventes limpadores, diluentes, primers, reticulantes e halogenantes, todos garantem um processo de ancoragem ainda melhor quando aplicado juntamente com os adesivos Quimicolla.

Em conclusão, se você ou sua empresa tem interesse em entrar no setor náutico, a Quimicolla pode te ajudar com isso. Aqui trabalhamos também com sistema de Private Label, uma das principais tendências do novo mercado. Este processo consiste, basicamente, no cliente criar a marca própria e nós confeccionamos os produtos. Desse modo, você pode se dedicar a própria marca enquanto a nossa indústria garante qualidade no produto desenvolvido.

Nesse sentido, o cliente pode pensar no desenvolvimento de uma marca para cola no setor náutico e, a partir disso, nós realizamos a fabricação. A Quimicolla faz com que o cliente economize na administração dos recursos humanos e produtivos, fases do desenvolvimento do produto, compra de processo fabril, depreciação e manutenção do maquinário, passivos trabalhistas e logística de distribuição. Nós cuidamos de tudo isso pra você.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade