BLOG

Sustentabilidade na indústria: um compromisso da Quimicolla

A Quimicolla promove a sustentabilidade na indústria por meio de projetos e da linha Quimieco de adesivos ecologicamente corretos.
Publicado em

Sustentabilidade na indústria

Sustentabilidade na indústria: um compromisso da Quimicolla

A Quimicolla promove a sustentabilidade na indústria por meio de projetos e da linha Quimieco de adesivos ecologicamente corretos.

Não é novidade para ninguém que a sustentabilidade na indústria tem sido pauta do planejamento de grande parte dos gestores de produção mudo afora; e na Quimicolla não seria diferente.

Ciente de sua responsabilidade socioambiental e do impacto que a produção de produtos químicos pode representar para o ecossistema, a Quimicolla vem inovando no quesito sustentável, tanto em relação aos seus produtos, quanto em práticas adotadas em seus processos internos.

A cultura da sustentabilidade tem sido uma das premissas e compromisso da marca para com seus clientes e colaboradores.

Prova disso são os projetos socioambientais já adotados pela Quimicolla com os objetivos de:

  • Reduzir a pegada de carbono;
  • Promover o reflorestamento;
  • Gerenciar de forma adequada os resíduos industriais;
  • Garantir a saúde e qualidade de vida dos profissionais;
  • Conscientizar os colaboradores.

Nesse sentido, destacam-se as seguintes ações e projetos realizados pela empresa:

Projetos Quimicolla para sustentabilidade na indústria

Recicla Mais

Colaboradores quimicolla

A ideia desse projeto surgiu a partir da observação da oportunidade que havia de segregar todo tipo de dejeto proveniente dos processos industriais da empresa e ganhar dinheiro com a reciclagem desses materiais.

Além de garantir um destino adequado para esses resíduos (já que não serão desprezados no meio ambiente), o recurso financeiro proveniente do projeto é totalmente revertido para benefícios aos colaboradores.

Com essa verba, já foi possível promover eventos, excursões e outras ações de reconhecimento e motivação da equipe.

Ou seja, o projeto ajudou a conscientizar e motivar os profissionais, destacando a importância da reciclagem e mostrando a eles que diferentes tipos de resíduos podem ter outros destinos além da lata de lixo. Algo que cada um pode, inclusive, adotar em suas casas.

Em média, são mais de 3 mil toneladas mensais de resíduos reciclados por meio do Projeto Recicla Mais. O meio ambiente agradece!

Preservação da área de reflorestamento

Sustentabilidade na indústria reflorestamento

A fábrica da Quimicolla está situada em uma grande área de reflorestamento, onde são cultivadas árvores e plantas. Trata-se de um espaço de mais de 300 mil m2 de área verde. É comum imaginar que essa é uma área perdida, que poderia ser utilizada para ampliação das instalações físicas da fábrica ou outros fins.

No entanto, a Quimicolla e toda a comunidade local só têm a ganhar com esse espaço de natureza. Isso porque a empresa preserva o ecossistema local e evita os múltiplos impactos causados pela derrubada de árvores e plantas nativas da região.

Sem contar que trabalhar em uma área arborizada traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar dos profissionais, como um clima mais ameno e uma melhor qualidade do ar.

Animais na Quimicolla

Outro espaço para preservação e educação ambiental nas dependências da Quimicolla é uma área grande com animais, como: galinhas, patos, gansos, pavões, cabras e até alguns emus, ou ema-australiana, que é uma espécie de ave terrestre endêmica da Austrália, a segunda maior do mundo!

Neste local, os colaboradores podem desfrutar do contato com a natureza e relaxar nos tempos livres. Confira algumas fotos:

Animais na quimicolla
Ldi 4659 1 1
Animais na quimicolla

Adesivos Quimieco

Adesivo à base d'água quimieco

Reforçando esse compromisso com a sustentabilidade na indústria, a Quimicolla desenvolveu uma linha de adesivos ambientalmente correta: a linha Quimieco.

Os adesivos Quimieco são produzidos à base d’água e oferecem uma qualidade de colagem igual a de produtos de outras linhas, com a vantagem de serem mais seguros, pois não são inflamáveis.

Além disso, a principal matéria-prima dos adesivos Quimieco é o poliuretano, material disperso em água que reduz a emissão de resíduos tóxicos e favorece a preservação do meio ambiente.

O uso do poliuretano disperso em água também reduz a utilização de recursos não-renováveis no processo de fabricação, como o petróleo, por exemplo. Além disso outra vantagem dos adesivos Quimieco é o fato deles proporcionarem excelente rendimento, podendo ser utilizados no setor de espumas e colchões.

Conheça mais sobre a linha Quimieco:

Quimieco adesivos à base d'água

Clique aqui

Para saber mais vantagens desse produto, fale com um de nossos técnicos especializados!

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de fazer uma avaliação de fornecedores e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Leia no blog

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade