Nossas Notícias

Notícias e anúncios recentes

28 de Janeiro de 2020 - Adesivos

A importância da segurança na indústria química

Garantir um ambiente de trabalho livre de perigo é fundamental não só para a empresa, mas como também para os seus trabalhadores. Nesse sentido, eles estão protegidos de eventuais acidentes e podem exercer suas funções com tranquilidade. Com isso, a produtividade aumenta e todos saem beneficiados. Por isso, a Quimicolla vai abordar a importância da segurança na indústria química.

 

Antes de mais nada, vamos abordar o trabalho realizado por esse setor. Este tipo de indústria manipula agentes químicos criando substâncias ou materiais que serão utilizados conforme a sua especificidade. No caso da Quimicolla, por exemplo, são criados adesivos industriais que atendem os segmentos automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e da construção civil.

 

Mas, para além disso, existem outras indústrias como é o caso daquelas que trabalham com agroquímicos, como fertilizantes e insumos ou a indústria farmacêutica, que tem toda sua base elaborada nesse sentido. Esse amplo setor é responsável pela criação de novos elementos, que serão utilizados para a fabricação de novos itens e para o desenvolvimento dos países. Por isso conseguimos entender a dimensão da importância da segurança na indústria química.

 

Portanto, é fundamental que as empresas deste ramo tenham consciência do tipo de material que trabalham e que, caso não tenham fiscalização correta, podem causar acidentes graves. A prevenção é um dos principais caminhos para evitar falhas, irregularidades e ocorrências. Os elementos do trabalho são o que mais impactam na segurança da indústria química, já que apresentam alta volatilidade, chance de explosão e contaminação.

 

A exposição direta e indireta com agentes químicos pode causar diversos problemas, como perda de sentidos, queimaduras, lesões graves e até mesmo a morte. Em caso indireto, como em vazamentos ou derrames, os agentes podem causar poluição ou contaminação de áreas.

 

A prevenção como forma de segurança na indústria química

É importante ressaltar novamente que a prevenção é uma das melhores formas de garantir a segurança na indústria química. Antecipar as ameaças e perigos através de uma avaliação de riscos. A empresa precisa fazer uma profunda avaliação de todos os problemas que os acidentes podem causar. Também é necessário verificar quais agentes presentes nos produtos e como eles podem afetar o meio ambiente e os colaboradores.

 

Nesse sentido, os produtos precisam ser trabalhados com cuidado desde início do processo, com a manipulação correta, minimizando os riscos da operação. É necessário organizar corretamente a área onde serão armazenados e como vão ser manuseados. Além disso, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigatório nas instalações e devem ser utilizados corretamente para garantir a segurança na indústria química.

 

Assim, podemos usar a Norma Regulamentadora n.º 9, que fala sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), para basear na avaliação de riscos para prevenção. Este programa é obrigatório para todas as empresas, pois tem como objetivo preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, de forma antecipada e reconhecendo a avaliação e controle dos riscos ambientais do trabalho.

 

O PPRA apresenta algumas etapas para atingir os objetivos de segurança, dentre os quais podemos destacar o estabelecimento de metas para a avaliação e controle desses riscos, avaliação da exposição dos trabalhadores aos riscos, implantação de formas de controle e a consequente avaliação da eficácia, monitoramento da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais e divulgação dos dados coletados.

 

A Quimicolla Adesivos atende os segmentos automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e da construção civil. Fundada em 2005, possui uma equipe técnica capacitada, além de modernos laboratórios, para suprir todas as necessidades dos clientes. Também propicia apoio técnico e desenvolvimento de novos adesivos e solventes industriais. A empresa atua de forma ambientalmente responsável e preza pela saúde e a segurança dos colaboradores e clientes.

 

Com excelência em qualidade no segmento de adesivos e certificação do Sistema de Qualidade ISO 9001:2015 a Quimicolla demonstra o comprometimento com a qualidade de seu trabalho. Além disso, dispõe de uma ampla linha de produtos, que são: Quimifix, Quimifort, Quimihot, Quimisolv, Quimibond e Quimieco.

 

Voltar
Top