BLOG

Você conhece os principais tipos de cola para seu dia a dia?

Publicado em

Quando precisa consertar alguma coisa, fazer um trabalho manual ou até mesmo unir algum tipo de tecido ao sapato, a que tipo de cola você recorre? A cola certa para a sua necessidade, correto? Existem muitas formas de aplicação, e maneiras de classificar elas, a Quimicolla vai mostrar como as colas são extremamente ricas para o seu dia a dia. Aqui o que mais nos interessa é a aplicação prática, por isso, vamos exemplificar os tipos mais comuns do mercado.

Escolhendo a cola certa

A colagem entre duas peças ou substratos é a coisa mais básica e prática que um ser humano pode fazer de forma permanente. Quer um exemplo? É muito mais fácil colar dois papéis do que costurá-los, ou até mesmo, colar aquele pedaço de vaso quebrado do que jogá-lo fora. Tudo isso se deve ao fato de que ao utilizar uma cola, a superfície de contato é melhor aproveitada, além de distribuir a força exercida entre as duas peças que irão ser unidas.

Ficou na dúvida? Veja abaixo alguns dos melhores tipos de cola para os mais diversos tipos de materiais e objetivo.

Cola branca ou cola PVA

A cola branca é o tipo mais comum de cola, é aquela que usamos desde criança. Este tipo de adesivo é uma mistura de componentes, formando o acetato de polivinila juntamente com a água. A vantagem dessa cola é que ela não é tóxica, por ter água em sua composição é ecologicamente correta, e muito fácil de manusear. A união das peças só se realiza quando a água evapora. Se aplicada com cuidado cria uma união de boa resistência com baixo custo. Pode ser usada não somente em trabalhos escolares, mas também em materiais porosos, como alguns tecidos, assim como papelão e pequenas peças de madeira, mas para este caso, é necessário manter alguma pressão para obter-se uma ótimo resultado final. Lembrando que, para esse adesivo, por ter como base água, ele não é indicado para ambientes úmidos ou áreas externas.

Cola instantânea

Sabe aquele pequeno tubo de cola, que você encontra sempre em supermercados, que diz que cola super-rápido? Então, essa é a cola instantânea ou também conhecida por nós como cola de cianoacrilato. A Super Bonder é uma das representantes mais famosas desse tipo de cola. Com a secagem super-rápida, é uma cola coringa para se ter em casa. A cola instantânea pode ser utilizada de diversas formas em diversos materiais, como cerâmica, vidro, alguns tipos de plásticos, borrachas, madeira, e até alguns materiais eletrônicos. Geralmente quando curada, essa cola fica bastante dura e quando dobrada, ela simplesmente quebra.

Cola Quente

Sabe aquela cola que você usa para pregar coisas na parede, para maquete, diversos tipos de trabalho com EVA, tecido, renda, cortiça, feltro, plástico e acrílico. É essa a famosa cola quente! Aquele bastão colocado no aplicador que vai derretendo a cola aos poucos e depois retorna ao seu estado original sem estragar. Quem já tem alguma prática com artesanato, com certeza já conhece esse material. É uma cola versátil, e de secagem rápida, e não perde suas propriedades mesmo em contato com a água.

Cola Epóxi

Esses são chamados termofixos, desse modo não amolecem com o calor, mas a uma determinada temperatura podem se decompor. Seu processo de “cura” é feito através do uso de um agente catalisador, sendo classificados como bicomponentes. São muito resistentes após a cura: a água, ácidos e conseguem unir uma grande variedade de materiais entre si, mesmo em condições difíceis. A sua aplicação, entretanto, não é das mais fáceis. Uma vez misturado, essa cola só pode ser aplicado por alguns minutos, e depois leva até 24 horas para curar completamente.

Cola de Contato

A cola de contato é muito utilizada na união de substratos como couro, madeiras, tecidos, laminados, inclusive em calçados, já que a mesma é muito utilizada por sapateiros. Possui uma boa resistência inicial, secagem rápida, boa resistência a água e seu tempo de cura se dá em 72 horas.

Cola de PU ou Selante de PU

Se você trabalha no ramo de construção civil, com certeza já ouviu falar das colas de PU ou Selantes de PU. Essas colas servem para selar juntas e aberturas entre substratos como pisos e revestimentos, além de impedir de que a água, ar ou outras substâncias saiam da estrutura. Ou seja, essa cola é conhecida como selante estrutural, pois une duas superfícies de baixa movimentação. É resistente a abrasão, perfuração e rasgos, e podem ser utilizadas de diversas maneiras, como colagem de metais, montagem de esquadrias de madeira, vidros, impermeabilizante na fixação de cascos no setor náutico, além de aderir bem ao concreto, tijolos, telhas, entre outros.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade