BLOG

Sustentabilidade na Indústria: A importância de adotar atitudes responsáveis na produção

Publicado em

A sustentabilidade na indústria se tornou uma responsabilidade das empresas com o meio ambiente e com a comunidade em que estão inseridas. Nos últimos anos, o conceito sustentável se fortaleceu, graças ao consumidor que tem valorizado esse diferencial na hora de adquirir produtos e serviços. Muito importante para o desenvolvimento da sociedade como um todo, a indústria é responsável por criar inúmeros bens de consumo considerados essenciais na vida moderna, trazendo conforto para a população, além de gerar diversos empregos em todo o mundo.

O problema é que essa rápida expansão dos recursos e tecnologias tem causado danos ao ecossistema e a saúde. Apesar de serem essenciais para a vida humana, a indústria e meio ambiente estão em constante atrito, pois os meios de produção causam a devastação das florestas e a extinção de diversas espécies de animais. A poluição das indústrias também está associada ao aquecimento global, um fenômeno que tem causado o derretimento das calotas polares, elevação do nível dos oceanos e diversas alterações climáticas.

A boa notícia é que hoje existem tecnologias e métodos que permitem reduzir os danos causados ao meio ambiente. O conceito de sustentabilidade na indústria valoriza as boas práticas adotadas pelas empresas para suprir suas demandas atuais, mas sem comprometer os recursos das futuras gerações. Dessa forma, é possível garantir a geração de valor usando os recursos naturais de forma inteligente e renovável, além de promover o desenvolvimento social.

As vantagens de adotar a sustentabilidade na indústria ultrapassam os benefícios ao meio ambiente, porque a maneira de consumo também está se transformando. Como hoje as pessoas preferem optar por produtos e serviços que estejam alinhados com seus valores ecológicos, a sustentabilidade empresarial também aprimora a percepção de valor de uma marca perante seu público.

No Brasil, o ISO 14000 orienta e regulamenta a obtenção dos Certificados de Gestão Ambiental às empresas que mantêm seus processos dentro dos níveis de emissão de gases e resíduos de acordo com o estabelecido pelo governo federal. O segmento de máquinas e equipamentos, por exemplo, é um dos destaques na aplicação de métodos sustentáveis na indústria. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), mais de 90% das empresas deste setor possuem políticas bem definidas para minimizar o impacto ambiental de seus processos.

Em Janeiro de 2018, a Corporate Knights, empresa de informações financeiras e revista com foco em aliar negócios e benefícios socioecológicos, divulgou o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo. Pela nona vez consecutiva, a empresa brasileira Natura, apareceu entre as 100 empresas mais sustentáveis. Ela subiu cinco posições em relação a 2017 e já ocupa a 14ª posição no ranking.

Para muitos ambientalistas, a sustentabilidade na indústria é uma das áreas mais importantes para que seja alcançado um equilíbrio entre a produção industrial e a manutenção do meio ambiente. Esta é uma maneira de administração que prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades econômicas e industriais.

Leia também: Entenda o que é private label e como pode ajudar no sucesso do seu negócio

Reconhecer os impactos ambientais da indústria é o primeiro passo para descobrir formas de revertê-los ou amenizá-los. Pequenas atitudes adotadas durante a produção de produtos e serviços podem ter um impacto gigante em benefícios ao ecossistema. A Quimicolla Adesivos atua de forma ambientalmente responsável e tem uma linha de produtos ecologicamente corretos. A Quimieco é formada por adesivos à base d’água que atendem as exigências do mercado e respeitam o meio ambiente. Possui alto teor de sólidos, alto rendimento, não é inflamável e é de fácil limpeza e remoção durante o processo de aplicação. Adesivos de baixa, média e alta viscosidade, são aplicados com esponja, escova e pistola, indicados na montagem de cabedal e colagem final do cabedal na sola. Recomendados nos segmentos: calçadista e moveleiro.

Gostou de saber mais sobre a sustentabilidade na indústria? Compartilhe essas informações com os seus amigos. Veja outras dicas sobre adesivos e colagem.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade