BLOG

Quimicolla apoia esporte e mobiliza atletas batistenses de handebol

Publicado em

O time de Handebol masculino de São João Batista vem se destacando nas competições que participa.

O esporte é responsável por integrar jovens e adultos na sociedade, além dos benefícios à saúde oferecidos pelo exercício físico. Em São João Batista, um esporte em questão vem se destacando nos últimos meses: o Handebol masculino. O time têm alcançado bons resultados nos jogos em que participa graças ao esforço dos atletas, o incentivo da fundação de esportes do município e de empresas como a Quimicolla, patrocinadora oficial da equipe.

De acordo com Jofre Melzi, responsável pelo projeto, tudo começou em 2004, com uma boa fase que durou até 2006 e trouxe conquistas como o ouro na regional do JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) e a classificação para as fases finais da competição. Este ano de 2018 tem sido decisivo para o time de Handebol, apoiados pela Quimicolla, desde março os treinos e competições foram retomados, a partir de um projeto da FUBE e da Faculdade Avantis para criação das escolinhas de handebol na cidade.

Atualmente o projeto conta com cerca de 30 atletas de 17 a 51 anos, treinando nas quartas, na cidade de Itajaí e aos sábados em São João Batista. Nessa nova fase, o time de Handebol masculino já foi vice campeão do torneio de Biguaçu. Além disso, participam da Liga SC, do Campeonato Catarinense de Handebol e da seletiva para o JASC. Durante o Campeonato Estadual de Clubes, o atleta Daniel Clérice foi eleito o destaque do segundo jogo.

Para Jofre, o apoio da Quimicolla influencia positivamente no esporte, pois viabiliza a participação da equipe nas competições e ainda garante material necessário para os jogos e treinos, “o projeto trouxe motivação para os atletas voltarem a praticar esportes e com isso, incentivou os mais novos a participarem”, conclui. Agora, a cidade se prepara para receber a Segunda Etapa do Campeonato Catarinense de Handebol (Zonal Sul), que deve acontecer em breve.

A Quimicolla valoriza a presença do esporte na sociedade, que estabelece um papel importante, principalmente na função de diminuir os problemas sociais. Dentre tantos benefícios, destacam-se a transmissão de valores e a relação social como fatores principais do instrumento de educação. Jofre afirma que:

“o esporte faz pessoas melhores, mais saudáveis e força a convivência em grupo, perdida devido a tecnologia de hoje”.

  • O Handebol

Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. São necessárias duas equipes de sete jogadores, da qual um é o goleiro. O goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar a bola no pé. Em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos. A partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos.

O objetivo básico do jogo de handebol é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados para atingir o gol.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade